Carnaval 2022

Acabou a espera: Série Ouro abre os desfiles na Sapucaí

Conheça os enredos que serão apresentados pelas agremiações

Escolas da Série Ouro iniciam desfiles na Marques de Sapucaí
Escolas da Série Ouro iniciam desfiles na Marques de Sapucaí |  Foto: Karina Cruz / Enfoco
 

Alô setor 1, chegou a hora! Após longos 25 meses e 20 dias, ou melhor dizendo mais de dois anos, a Marquês de Sapucaí vai voltar a tremer. Ao todo, contando com o desfile das campeãs, são cinco dias de exibição das escolas de samba. E a festa já começa às 21h desta quarta-feira (20) com o primeiro dia de desfile das agremiações da Série Ouro.

Sexta e sábado será a vez das escolas do Grupo Especial de se apresentarem na passarela do samba. 

São 15 escolas que participam da Série Ouro. O tempo para desfile fica entre 45 e 55 minutos. A promessa é de arquibancadas lotadas. 

A campeã ganha a chance de desfilar, em 2023, no grupo especial. As duas piores colocadas caem para a Série Prata e desfilam, no próximo ano, na Intendente Magalhães. 

O ENFOCO preparou uma matéria especial com os enredos de cada agremiação da Série Ouro. 

GRES Em Cima da Hora

Primeira agremiação a se apresentar nesta quarta, a Em Cima da Hora vai reeditar o enredo de 84, "33 - Destino Dom Pedro II", contando, de forma irreverente, a história do trem de número 33, que saía de Japeri, na Baixada Fluminense, e tinha como destino final a antiga estação Dom Pedro II, hoje conhecida como Central do Brasil. 

O desfile da escola de Cavalcanti, na Zona Norte do Rio, está previsto para começar às 21h. 

GRES Acadêmicos do Cubango 

Segunda agremiação a desfila nesta quarta, a niteroiense Cubango traz uma homenagem à Chica Xavier, atriz e yalorixá. A Verde e Branco tem como enredo "Chica Xavier, a mãe baiana do Brasil". Conhecida como uma das escolas mais tradicionais de Niterói, a Cubango promete recordar a trajetória da atriz, em novelas, teatro e cinema. 

A Cubango desfila entre 22he 22h10. 

GRES Unidos da Ponte 

Representante da Baixada Fluminense, a agremiação de São João de Meriti, quer dar a volta por cima e retornar á elite do carnaval. A Ponte traz o enredo "Santa Dulce dos Pobres - o anjo bom da Bahia" com a ideia de falar do valor da solidariedade. E para falar do assunto, a escola busca condecorar a história da Irmã Dulce, uma religiosa que dedicou parte de sua vida para fazer caridade na Bahia. 

A previsão é que a Ponte comece a desfilar às 22h50. 

GRES Unidos do Porto da Pedra 

A escritora e yalorixá Mãe Stella de Oxóssi será a grande homenageada da agremiação gonçalense. Com o enredo "O caçador que traz alegrias", a Porto da Pedra mostra a luta pelo respeito ao candomblé. 

A Porto da Pedra será a quarta escola a desfilar na Sapucaí. A previsão é para 23h45.

GRES União da Ilha do Governador

Buscando a redenção e a volta à elite, a Ilha leva a crença de nossa Senhora Aparecida à Sapucaí. Com o enredo "O vendedor de orações", a agremiação conta a história da santa por meio da fé, através da libertação do escravo Zacarias. 

O desfile da União da Ilha deve começar por volta de 00h40.  

GRES Unidos de Bangu 

"Deu Castor na cabeça"! Com um enredo em homenagem ao bicheiro Castor de Andrade, a Unidos de Bangu vai contar a história de um dos bairros mais tradicionais da Zona Oeste carioca. A promessa é de uma grande viagem ao tempo, entre a criação do time Bangu Atlético Clube, a construção da fábrica de tecidos e  tributo ao contraventor. 

GRES Acadêmicos do Sossego 

A Sossego encerra o primeiro dia de desfile da Séria Ouro. A escola de Niterói vai apresentar as crenças indígenas em respeito ao meio ambiente. A ideia é promover o encontro espiritual com os povos indígenas como um 'remédio' de  manutenção do planeta. 

Na noite de quinta (21) a passarela do samba recebe as outras escolas da Série Ouro. 

Lins Imperial - "Mussum Pra Sempris – Traga o Mé que Hoje com a Lins Vai Ter Muito Samba no Pé!"

Inocentes de Belford Roxo - "A Meia-Noite dos Tambores Silenciosos"

Estácio de Sá - "Cobra Coral, Papagaio-Vintém. #VestiRubroNegro Não Tem Pra Ninguém"

Acadêmicos de Santa Cruz - "Axé, Milton Gonçalves! No Catupé da Santa Cruz"

Inocentes de Belford Roxo - "A Meia-Noite dos Tambores Silenciosos"

Unidos de Padre Miguel "Iroko – É Tempo de Xirê"

Acadêmicos de Vigário Geral - "Pequena África: Da Escravidão ao Pertencimento – Camadas de Memórias entre o Mar e o Morro"

Império da Tijuca - "Samba de Quilombo: a Resistência pela Raiz"

Império Serrano - "Mangangá"

< Casos de síndrome respiratória aguda caem em crianças, diz Fiocruz Capitão do Bope é o novo 01 da Ordem Pública de São Gonçalo <